Simão Cireneu


Simão Cireneu

Iremos adentrar no contexto de um Homem chamado, Simão de Cirene ou Simão Cireneu.
Em pauta estamos relacionando materiais para um estudo, não só periférico más com contundência, veracidade Historicamente encontrado em mãos de historiadores.
A princípio começaremos expor referente a contextualização Bíblica, reconhecendo seu valor como servo, e posteriormente um anunciador do Evangelho.

Seguindo da bíblia, onde narrado nos evangelhos sinóticos. Encontramos o ponto de partida do nosso estudo, no Evangelho de Mateus : essa narrativa fala da ajuda a carregar a Cruz de Jesus. Na via Crúcis ou Chamada também de via Dolorosa.

Via Crúcis do latim Via Crúcis, que significa "Caminho da Cruz"                        corresponde ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário.
Mateus  27,32
Ao saírem, encontraram um homem Cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus.          

 Com efeito de analise textual simples, encontramos um homem que em um costume de  cerimônia Judaica. Pascoá,


Cireneu  G02956 Κυρηναιος Kurenaios
1) natural de Cirene

Cirene  G02957  Κυρηνη Kurene
Cirene = “supremacia do freio”
1) grande e mui próspera cidade da Líbia Cirenaica ou Pentapolitana, cerca de 17 Km do mar. Entre seus habitantes, havia um grande número de judeus, levados para lá por Ptolomeu I, quem deu a eles o direito de cidadania
.

Segundo D.L Moody.
Um Cireneu, chamado Simão. Os judeus de Cirene tinham uma sinagoga própria em Jerusalém (Atos 6:9). Simão se hospedara fora da cidade durante a noite e estava voltando à cidade para adorar no Templo. O guarda, agarrando-o, obrigou-o a carregar a cruz de Jesus. Geralmente o prisioneiro carregava a sua própria cruz, mas nosso Senhor, esgotado pelas tensões das horas precedentes, não estava em condições de fazê-lo.

Atos 2:10 E Frígia e Panfília, Egipto e partes da Líbia, junto a Cirene,
e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

6: 9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos Cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

11: 20 E havia entre eles alguns varões Chíprios e Cirenenses, os quais; entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o SENHOR Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário